Artigos

Saiba como nossos colegas e parceiros estão transformando a indústria da moda em uma força para o bem

Um novo despertar na luta contra a violência baseada em gênero no trabalho?

Olivia Windham Stewart faz uma reflexão sobre sua semana na Assembleia Geral das Nações Unidas, evento no qual o Instituto C&A lançou a declaração conjunta: Nosso compromisso por um futuro com condições de trabalho justas.  No dia 21 de junho de 2019, a Conferência Internacional do Trabalho votou por adotar uma nova Convenção e Recomendação da OIT (Organizão Internacional do Trabalho) para abor…

Olivia Windham Stewart

Gênero, Equidade e Inclusão: a jornada do Instituto C&A

Considere em quem você pensa quando pedimos para imaginar um líder corporativo, investidor ou gerente de fábrica. Agora, pense em quem vem à sua mente na hora de ser atendido em uma loja, em quem vende ou costura as roupas. Quando se trata de gênero, somos condicionados a reconhecer as mulheres como compradoras, trabalhadoras no varejo e em fábricas. Elas raramente são lembradas como tomadoras…

Bama Athreya

Modelos de negócios circulares podem desacelerar a moda?

O contexto desafiador do Fast Fashion*  Precisamos encontrar uma alternativa para os impactos ambientais e sociais desenfreados da moda. Tanto a sociedade como o ambiente estão pagando um preço muito alto pelo nosso desejo insaciável de roupas.  Todos nós sabemos do custo oculto da indústria da moda, que, sozinha, emprega entre 25 e 60 milhões de pessoas na produção de vestuário¹, muitas delas e…

Sam Gillick-Daniels

Economia circular para uma moda socialmente justa

O conceito de economia circular está se tornando uma tendência que não se restringe apenas a materiais e recursos. Ele também diz respeito às pessoas. Agora é a hora de mostrar que a transição para uma indústria da moda circular pode ser inclusiva e justa. Nosso novo edital  para iniciativas de implementação ou programas de pesquisa é o primeiro passo para fazer com que isso aconteça. Ele nos aju…

Ilan Vuddamalay

A indústria da moda está livre do trabalho infantil?

O lado oculto da indústria da moda  Em março, conheci a pequena Arshi, de 12 anos, em frente à casinha onde seus pais, Jousef e Parveen, tinham estendido um grande pedaço de tecido, onde era possível ver o desenho prévio das mangas e do corpo de uma jaqueta, que seria cortada e montada mais tarde. Naquele momento, Jousef e Parveen estavam costurando lantejoulas prateadas dentro de uma estrela que…

Nina Smith

Atualizando nossos valores

Os têxteis sempre estiveram na vanguarda da inovação. Porém, por se tratar de uma técnica originalmente manua, tendemos a associá-la a um trabalho delicado, artesanal, cheio de belos padrões e longe do mundo moderno. Porém, a ligação dos têxteis com a inovação é tão antiga quanto a própria técnica. O engenhoso desenvolvimento do tear; a capacidade de identificar compostos químicos complexos e nat…

Orsola de Castro

Transparência: mais que um lema, uma ação definitiva para transformar o mundo

A indústria da moda tem um histórico problemático no que diz respeito à transparência. Conhecida por ter uma cadeia produtiva altamente complexa, fragmentada e difícil de rastrear, o modelo de negócios muitas vezes permite pouca visibilidade sobre as condições nas quais roupas são produzidas, abrindo brechas para casos de mão de obra precarizada. Desde o famoso incêndio de 1911 na fábrica da Trian…

Mariana Xavier

Antes do blockchain: novas tecnologias e a importância da precisão do banco de dados

Blockchain, rastreabilidade, IDs digitais e transparência. Muitos de nós já ouvimos falar desses novos modelos e tecnologias que percorrem as salas de conferência da indústria da moda, à medida que procuramos soluções mais sustentáveis para o setor. Mas há um grande problema, raramente discutido, que precisa ser resolvido antes que a força potencial dessas ideias e tecnologias possa ser verifica…

Natalie Grillon

Transformando a moda em uma força para o bem

Na semana passada, viajei para Panipat, na Índia, como parte de uma visita a um de nossos parceiros, a GoodWeave.  Uma cidade de meio milhão de pessoas, Panipat é, surpreendentemente, o destino de muitas de nossas roupas indesejadas.  As mulheres selecionam pilhas de roupas “recicladas”, escavando o que pode ser usado novamente ou desmontando aquelas que podem ser salvas.  Observar esse processo (…

Leslie Johnston

As mulheres e o trabalho: uma luta interminável

No dia 25 de março de 1911, apenas uma semana depois do primeiro Dia Internacional da Mulher, um incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist de Nova Iorque matou 146 mulheres, muitas das quais eram jovens migrantes. Trancadas no nono andar de um edifício, as trabalhadoras tentaram se salvar pulando pelas janelas ou tentando fugir pela única escada de emergência disponível, que acabou desaban…

Tania Turner

Transparência: a evolução do mercado da moda

O conceito de transparência vem sendo diluído para incluir todos os tipos de informação. Sarah Ong, gerente de programa do time global do Instituto C&A, questiona como podemos aprimorar nosso foco em dados que tornem a transparência possível na indústria do vestuário. Transparência costumava ser um tema sensível na indústria têxtil, mas dezoito anos atrás este cenário começou a traçar um caminho…

Sarah Ong