Parceria analisa contexto do trabalho infantil na indústria da moda no México

Partilhar

A Rede pelos Direitos da Infância no México, em colaboração com a organização Educação Integral para a Transformação Social (EDITRAS) e a ONG Saúde, Arte e Educação, realizaram um diagnóstico sobre a questão do trabalho infantil na indústria do calçado e da confecção no Estado de Guanajuato a fim de trazer o tema para a agenda estadual.

O projeto, que terá duração de dois anos e ainda se encontra em  fase inicial, consiste em abordar a questão do trabalho infantil nos municípios de León e Moroleón Uriangato, uma das mais relevantes regiões para a indústria de vestuário e calçados no país. O estudo contará com entrevistas e depoimentos de diferentes atores, entre eles crianças e adolescentes, organizações da sociedade civil, funcionários públicos e empresários. O objetivo é conhecer as condições reais em que vivem as crianças e adolescentes trabalhando na indústria.

Ao fim do diagnóstico, a REDIM realizará oficinas para abrir um canal de diálogo com as autoridades, a fim de analisar com maior profundidade temas como  direitos da criança e do adolescente e gênero, visando garantir que as ações implementadas pelas autoridades levem em consideração os resultados do estudo.

Posteriormente, serão organizadas seis oficinas dirigidas a organizações da sociedade civil sobre o uso desses dados na implementação de políticas e o fortalecimento da agenda pública através de reuniões com os Sistemas de Proteção Integral da Criança e do Adolescente (SIPINNA) no âmbito estadual e municipal e outras autoridades locais. 

A REDIM foi fundada em 2005 e é formada por 65 organizações não governamentais que trabalham em 19 estados. Sua missão é garantir que crianças e adolescentes conheçam, exerçam e disfrutem dos seus direitos, fortalecendo a participação das organizações da sociedade civil nestas atividades. Entre algumas das ações prévias mais destacadas está a participação na criação da Lei Geral sobre os Direitos da Criança e do Adolescente, além do trabalho com organizações locais e nacionais para dar maior visibilidade aos problemas que afetam as crianças mexicanas.

Fomentando o conhecimento sobre o trabalho infantil no Estado de Guanajuato, a REDIM, com o apoio do Instituto C&A, busca promover a transformação da indústria da moda. 

Para mais informações sobre a REDIM, visite o site.
 

Partilhar